Topo

.::Empresa

PERFIL

Perfil1 FICAMP S/A - Indústria Têxtil, empresa genuinamente paraibana, teve seu início com a aprovação do Projeto na SUDENE - Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, em 25 de Junho de 1993, através da Resolução nº 10.868 do Conselho Deliberativo.

Perfil2 Em 20 de Julho de 1999, a implantação do empreendimento foi concluída, iniciando assim suas atividades empresariais produzindo fios de algodão em filatórios a rotores e tecidos de malha em teares circulares. Com a capacidade de produção de 240 toneladas de fios de algodão por mês. Atualmente chega a produzir 700 toneladas ao mês, sendo destinadas 50 toneladas à fabricação de malha de algodão.

Perfil3A Ficamp destaca-se pelo seu elevado padrão de tecnologia, estruturada para fabricar fios de alta qualidade, e por sua responsabilidade com seus clientes internos e externos. Apresenta os mais modernos processos para a produção de fios a rotores para malharia e tecelagem, com equipamentos de última geração e um moderno laboratório de controle de qualidade.

MISSÃO

"Produzir fios e malhas de algodão com alta qualidade, visando atender ao mercado interno e externo, valorizando seus recursos humanos e buscando superar as expectativas dos clientes através de tecnologia de ponta, preços competitivos e excelência no atendimento".

ESTRUTURA

Estrutura1 A FICAMP S/A – Indistria Têxtil, apresenta os mais modernos processos para a produção de fios a Rotor Open-End para malharia e tecelagem.
Com equipamentos de última geração e um moderno laboratório de controle de qualidade, possui uma capacidade de produzir 700 toneladas de fios por mês entre Ne's 4/1 e Ne's 30/1.
Veja abaixo nossa estrutura:
Na abertura de fardos, a mistura é feita através do sistema Unifloc que coleta o material de até 100 fardos simultaneamente de forma constante e uniforme.
Todo o material segue para outros órgãos subseqüentes onde é limpo e misturado até atingir uma homogeneização ótima entre fibras e fardos diferentes.

Estrutura 2ABC- CONTROL – Dispositivo computadorizado que monitora todo o processo de abertura e cardagem, controlando individualmente cada órgão da máquina, acionando um sistema de alarme sempre que houver algo fora de especificação no processo.
A cardagem é o processo preponderante para a obtenção de uma boa qualidade. A Carda Rieter C-51H com Hipercard, tem um ótimo controle na variação de massa da fita(CV%), garantindo uma perfeita uniformidade na fita. Com capacidade para produzir 100 Kg por hora, esta carda traz como novidade detalhes de engenharia tais como cilindros de saída recobertos com plasmas, assegurando assim uma transferência perfeita do véu.

Estrutura 3A carda Trutzschler TC-03, com alta capacidade de produção, podendo atingir a casa dos 200kg por hora, a mesma com várias inovações tecnológicas as quais visando melhoria na qualidade e produtividade.
A formatação da mistura dinâmica nos passadores associado a um sistema automático de auto-regulação do título da fita, proporciona ótima qualidade e alta homogeneização entre fitas, monitoradas pelo sistema de registro de dados SPIDE WEB. O controle de qualidade estabelece limites de variação do título (A%) e a variação de massa na fita (CV%) que se deve ajustar, acompanhando através de espectrograma e resumos gráficos, o perfeito atingimento dos parâmetros determinados.

Estrutura 4A fiadeira a rotor R-20 da Rieter com 280 rotores com capacidade para atingir 140.000 RPM. Está equipada com sistema de emenda de fio e troca de bobinas, além de um dispositivo para o controle de qualidade dos fios.
A fiadeira a rotor R-20 ainda possui Purgadores Uster de última geração, que elimina todas as imperfeições, produzindo fios limpos e uniformes, também monitorado pelo sistema de registro de dados SPIDE WEB. O Controle de qualidade estabelece limites de variação do título (A%) e a variação de massa na fita (CV%) que se deve ajustar, acompanhando através de espectograma e resumos gráficos o perfeito atingimento dos parâmetros determinados.

Estrutura 5Na xorella o fio passa pela última etapa de fiação onde através de um processo de vaporização a vácuo, a bobina recebe uma termofixação em parte da torção, reduzindo a formação de pêlos no fio, distribuindo a umidade e melhorando as propriedades físicas do mesmo, tornando-o mais resistente para o processo de malharia e tecelagem.
Os fios procedentes da Xorella são embalados em caixas de papelão e sacos plásticos, lacrados, etiquetados e enviados para o depósito de produtos acabados, sendo posteriormente despachados para os mercados consumidores.
Temos 3 desfibradeiras, sendo uma Margasa de origem espanhola e duas Laroche de origem francesa, todas com 6 cilindros com largura de 1.5 metros. Com capacidade individual de produção de até 1.000kg por hora, as mesmas são equipadas com sensores anti-incêndios e metais, como também todos os sistemas de ajustagens de produção e limpeza totalmente automáticos.

MARCAS DA EMPRESA

MarcaUma marca tem o valor da sua reputação. Embora seja apenas uma gráfica impressa, tal qual parte de um holograma, reproduz a organização como um todo. Representa o que sabemos sobre seus produtos, seus serviços, sua postura no mercado.
Foi necessário para a criação desta nova marca, a capacidade de apreender toda a simbologia gerada por uma organização, por seus produtos e serviços, e transformar essa simbologia em representação gráfica. Foi feita uma síntese das identidades e objetivos da empresa através deste símbolo visual.
"Embora usada por nós com tanta naturalidade, a visão ainda não produziu sua civilização. A visão é veloz, de grande alcance, simultaneamente analítica e sintética. Requer tão pouca energia para funcionar, como funciona, á velocidade da luz, que nos permite receber e conservar um número infinito de unidades de informação numa fração de segundos". Caleb Gattegno

PRÊMIOS CONQUISTADOS

Estruturada para fabricar fios de alta qualidade para competir junto aos mercados consumidores no âmbito do Mercosul e nos demais países consumidores de fios do mundo, a FICAMP S/A, desde sua abertura em 1998, coleciona alguns méritos em reconhecimento a gestão empreendedora de seus diretores, citamos como uma dessas conquistas o prêmio concedido pela revista Gazeta Mercantil, ao Diretor Presidente Churchill César, tendo sido escolhido o melhor Administrador de empresa da Paraíba por duas vezes.

Ainda falando de crescimento, a FICAMP S/A está sempre entre os maiores contribuintes do ICMS do estado da Paraíba, conforme revista FISCO, e entre as empresas, que mais valoriza seus colaboradores; No ano de 2002 a empresa conquistou o primeiro lugar do PRÊMIO SESI de qualidade no trabalho na Paraíba, em 2003 ficou em segundo lugar, e nos anos de 2004, 2005 e em 2006, ficou em primeiro lugar, provando que está sempre pensando no crescimento coletivo.

CIDADANIA

Cidadania1As Empresas têm um papel fundamental no processo de desenvolvimento da sociedade.
Acreditamos que é necessário uma consciência global que engaje todos num processo de desenvolvimento visando à preservação do meio ambiente, a qualidade de vida e a promoção dos direitos humanos.
A FICAMP possui um perfil moderno no gerenciamento e na sua relação com a comunidade local. tendo uma filosofia não somente de uma prestadora de serviços, mas parte integrante da vida comunitária, tomando para si um papel fundamental no incentivo a educação e a prevenção de doenças.

Meio ambiente

No desenvolvimento de sua produção industrial é realizado o reaproveitamento de 100% do produto utilizado, visando não causar prejuízos à saúde dos colaboradores e ao meio ambiente. Depois de reaproveitado, no processo produtivo da fábrica, os restos dos materiais servem como alimentação para bovinos, distribuído, igualmente, para todos os colaboradores que possuem alguma criação e se cadastram no Departamento Pessoal, realizando essa retirada semanalmente.

Educação

Cidadania 2Projeto Educação do trabalhador
Em parceria com o SESI a Ficamp leva para os seus colaboradores a oportunidade de estudo, possibilitando desta forma a conclusão ensino médio, para isso foi construída uma sala de aula nas dependências da empresa.

Cidadania 3Projeto Pró-escola
O projeto pró-escola é mais uma ação da Ficamp voltada para educação. Sendo desta vez para os filhos dos colaboradores. Desde 2002 crianças com até 14 anos estão sendo beneficiadas pelo projeto que consiste na distribuição de kits escolares para os filhos dos colaboradores.
Neste ano de 2006 foram distribuídos cerca de 145 Kits escolares, incentivando crianças a freqüentarem a escola.

Social

Cidadania 4Programa de ginástica laboral
A Ficamp traz para seus colaboradores o Programa ginástica na empresa. Este programa beneficia os colaboradores através da prática de exercícios físicos antes do inicio do expediente, visando deixar o corpo e mente preparados para o dia de trabalho. .

Cidadania 5Primeiro emprego
A Ficamp como empresa parceira, faz parte do programa de Estímulo ao Primeiro Emprego para Jovens entre 16 e 24 anos. Integrando a política de Desenvolvimento Econômico e Social. No mercado de trabalho experiência é tudo. Tudo o que muitos jovens andam querendo, e estando integrada com este projeto a Ficamp mais uma ve cumpre o seu papel de empresa cidadã.

.:: FICAMP S/A

Indústria Têxtil

Copyright © 1998-2016 FICAMP S/A Indústria Têxtil. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da Ficamp.
Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei.